Criado Centro de Estudos Avançados do Quadrilátero Ferrífero 2050

Abril 11, 2018

Qfe2050 Em 29 de maio, aconteceu no Auditório Carlos Walter Marinho Campos, do Departamento de Geologia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a solenidade de lançamento e inauguração do Centro de Estudos Avançados do Quadrilátero Ferrífero (CEAQFe) e do Projeto Quadrilátero Ferrífero 2050. O evento teve apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), do Pólo de Excelência Mineral e Metalúrgico, da Fapemig, da Fundação Gorceix, das empresas Vale e Coffey Mining, e da Revista Brasil Mineral.

Participaram da mesa oficial de abertura e dos debates o reitor da UFOP, João Luiz Martins, o subsecretário de Ensino Superior, Octávio Elísio, o presidente da Fapemig, Mário Neto Borges, o subsecretário de Desenvolvimento Minerometalúrgico e Política Energética da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Paulo Sérgio Machado, o diretor da Escola de Minas, Prof. José Geraldo Arantes, o superintendente regional da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Professor Marco Antônio Fonseca, o diretor global de mineração da Vale, Marconi Vianna e o presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG), Waldir Salvador.

O objetivo do CEAQFe apontado na solenidade é ser um núcleo de referência para o planejamento da atividade mineira e do uso e ocupação do solo, além de produzir e disseminar conhecimento em prol da sociedade. A sua inauguração ocorre dentro das comemorações do Dia do Geólogo, celebrado em 30 de maio, dos 50 anos da Campanha de Formação de Geólogos, e dos 25 anos do curso de pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais da UFOP.